segunda-feira, 30 de abril de 2007

A Maior Dor


A Maior Dor

Qual é a maior dor? Você já pensou nisso?
Um jovem deixou um bilhete aos familiares, pouco antes de cometer suicídio, e expressou no papel o que estava sentindo. Disse ele que a maior dor na vida não é morrer, mas ser ignorado.
É perder alguém que nos amava e que deixou de se importar conosco.
É ser deixado de lado por quem tanto nos apoiava e constatar que esse é o resultado da nossa negligência.
A maior dor na vida não é morrer, mas ser esquecido. É ficar sem um cumprimento após uma grande conquista.
É não ter um amigo telefonando só para dizer "olá". É ver a indiferença num rosto quando abrimos nosso coração.
O que muito dói na vida é ver aqueles que foram nossos amigos, sempre muito ocupados quando precisamos de alguém para nos consolar e nos ajudar a reerguer o nosso ânimo.
É quando parece que nas aflições estamos sozinhos com as nossas tristezas. Muitas dores nos afetam, mas isso pode parecer mais leve quando alguém nos dá atenção.
É bem possível que esse jovem tenha tido seus motivos para escrever o que escreveu. Todavia, em nenhum momento deve ter pensado naqueles que o rodeavam.
Se pudesse sentir a dor de um coração de mãe dilacerado ante o corpo sem vida do filho amado.
Se pudesse experimentar o sofrimento de um pai que tenta, em vão, saber do filho morto o que o levou a tamanho desatino.
Se sentisse o desespero de um irmão que busca resposta nos lábios imóveis do ser que lhe compartilhou a infância.
Se pudesse suportar, ainda que por instantes, a dor de um amigo sincero a contemplar seus lábios emudecidos no caixão, certamente mudaria seu conceito sobre a maior dor.
Se você pensa que está passando pela maior dor que alguém pode experimentar, considere o seguinte:
Uma mãe que chora sobre o corpo do filho querido que foi alvo das bombas assassinas, em nome das guerras frias e cruéis.
Uma criança debruçada sobre o corpo inerte da mãe atingida por granadas mortíferas.
Um órfão de guerra que é obrigado a empunhar as mesmas armas que aniquilaram seus pais.
Um pai de família que assiste o assassinato dos seus, de mãos amarradas.
Enfim, pense um pouco nessas outras dores.
Pense um pouco nos tantos corações que sofrem dores mais amargas que as suas.
E se ainda assim você estiver certo de que a sua dor é maior, lembre-se daquela mãe que um dia assistiu a crucificação do seu filho inocente, sem poder fazer nada.
Lembre-se também daquele que suportou a cruz do martírio mas não perdeu a confiança no Pai, que tudo sabe.
E se ainda assim você achar que é o maior dos sofredores, considere que talvez o egoísmo esteja prejudicando a sua visão.
Descobrir qual é a maior dor, é muito difícil.
Mas a maior decepção é fácil de deduzir.
É a daqueles que se suicidam pensando que extinguirão a vida e com ela todos os problemas.
Esses saem do corpo, mas, indubitavelmente, não saem da vida e, muito menos, acabam com os problemas.
Portando, por mais difícil que esteja a situação, nunca vale a pena buscar essa porta falsa, chamada suicídio.
É importante lembrar sempre: por mais escura e longa que seja a noite, o sol sempre volta a brilhar.
E por mais que pensemos estar em solidão, temos sempre conosco um amigo fiel e dedicado que jamais nos abandona: o Meigo Rabi da Galiléia.

(A.D.)

sexta-feira, 27 de abril de 2007

O Colhedor de Estrelas

O Colhedor de Estrelas

Certa vez alguém, uma história me contou e afirmou, que entre as inúmeras estrelas do céu uma delas teria um brilho singular e muito mais intenso. Mas esta luz, só por uma pessoa seria possível ser vista, pois ela estaria ali, a espera de um olhar, para quem ela foi destinada.
Falou também que ao encontrar esta estrela dentro de mim, tudo se modificaria, pois ela estaria brilhando, especificamente para guiar o meu caminho, e me levar ao encontro do grande amor da minha vida.
Ouvindo isso, me senti pequena para o Céu alcançar, e não me achava merecedora e capaz, de um dia, alguém conquistar.
Novamente este alguém, dando continuidade à história, voltou-se para mim, e completou: Todos nós temos uma luz própria e ocupamos um lugar especial neste majestoso universo. Disse também que para cada um de nós sempre existirá a hora em que este brilho será vislumbrado, de uma forma tão inesperada que eu até custaria a acreditar, que ela ali estaria, com todo seu esplendor, brilhando intensamente, só para mim.
Fiquei atenta e com o coração feliz, repleto de esperanças e este alguém ainda completou: Apesar de não levarmos muito em conta, existe Alguém, lá em cima, que conhece muito bem o coração de cada um de nós. Podemos até chamá-lo de “Colhedor de Estrelas”, e por nós tem uma missão muito especial. Como conhecedor profundo de nossas almas, colher as estrelas, cujo brilho mais se assemelharem e escolher o momento exato em que dois olhares em busca de um grande amor irão ao mesmo tempo avistar, esta estrela tão especial.
Depois de ouvir essa bela história, esperei ansiosa pelo anoitecer. E o céu, me vi a contemplar, pois acreditei que naquele dia minha estrela iria avistar. Fui então em busca do meu amor encontrar e no brilho de cada estrela eu procurava o seu olhar. Chegou o amanhecer, e a estrela com tal brilho em nenhum momento apareceu. Por diversas noites, fiquei a janela esperando. Firmando o pensamento, para que fosse aquele o momento em que a estrela que a mim mais se assemelhasse, estivesse a minha espera. Mas foi em vão, não conseguia avistá-la, e passei a crer que toda aquela história, não passava de meras palavras apenas para alimentar esperança em quem já as tivesse perdido.
Certa madrugada, onde o sono não conseguia me dominar, um raio de luz atravessou a janela e invadiu meu quarto, então, rapidamente corri para observar aquela maravilha que parecia ter vida própria e me fazia sentir abastecida de uma paz infinita. Ao olhar para o céu, vi uma linda e majestosa estrela e junto a ela, mãos, como se estivessem ofertando-a para mim. Seu brilho não era diferente das demais estrelas que a sua volta estavam. Lembrando-me então da história que haviam me contado, logo imaginei que não seria aquela estrela que me levaria ao encontro do meu grande amor, pois ela não se diferenciava das demais.
Instantes após, ouvi baixinho uma voz a me dizer: Eu sou o Colhedor de Estrelas, e estou aqui numa missão importante. Vendo o seu coração aflito, em busca de sonhos e de um grande amor vim entregar em suas mãos a estrela tão especial que procuras, mas por tão grande amor contido dentro do seu coração ainda não encontrei outra que tenha o brilho que se assemelhe ao seu. Por isso vou deixá-la ao seu lado, e não mais no firmamento e assim voce terá a certeza que esta espera não será em vão, e no momento exato, ela irá brilhar só para voce, porque voce conquistará o seu amor e tudo aquilo que tanto sonhou. Passo ela agora as suas mãos, pois sei que muito em breve ela terá o brilho mais intenso do universo, pois será iluminada pelo sentimento mais lindo e puro que cultivas e trazes dentro do seu coração, O Amor.

(A.D.)

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Minha Alma


Minha alma

"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

autora: Clarice Lispector

domingo, 22 de abril de 2007

Você Passa


Você passa...

Você passa...
Fica em mim seus desejos,
O som de sua voz,
O brilho de seus olhos,
A beleza de seu sorriso,
Os momentos de emoção.

Você passa...
Suas palavras proferidas,
E as atitudes assumidas.
Será que voce saberia explicar,
Por que tanta mágoa vivida.

Você passa...
É dura a expressão do seu rosto,
Tão frio o contato da sua mão,
Meus olhos molhados e ressentidos.
Nos momentos de repreensão.

Você passa...
Cadê a generosidade da sua mão,
Estendida em minha direção,
Tentando me consolar,
Suavizar a dor da minha paixão.

Você passa...
Etapas de uma mesma história,
De alegria, desilusões e tristezas,
Momentos de esperança,
Arquivados pelo tempo,
No espaço da nossa saudade.

Você passa...
E sem perceber,
Escreveu lindos versos,
Belas poesias,
De amor no meu coração!

autora: Silvia Costa
22/04/07

Uma Linda História


Uma Linda História

Existe uma história de simplicidade linda, que eu gostaria de contar. Uma lenda, um acalanto. Não sei se é verdade e não importo-me com isso. Não precisa ser.
Foi há muito tempo atrás, depois do mundo ser criado e da vida completá-lo. Num dia, numa tarde de céu azul e calor ameno. Um encontro entre Deus e um de seus incontáveis anjos.
Acredita?
Deus estava sentado, calado. Sob a sombra de um pé de jabuticaba. Lentamente sem pecado, Deus erguia suas mãos então colhia uma ou outra fruta. Saboreava sua criação negra e adocicada. Fechava os olhos e pensava. Permitia-se um sorriso piedoso e mantinha seu olhar complacente. Foi então que das nuvens um de seus muitos arcanjos desceu e veio em sua direção.
Já ouviu a voz de um anjo?
É como o canto de mil baleias. É como o pranto de todas as crianças do mundo. É como o sussurro da brisa. Ele tinha asas lindas, brancas, imaculadas. Ajoelhou-se aos pés de Deus e falou.
-- "Senhor, visitei sua criação como pediu. Fui a todos os cantos. Estive no sul, no norte. No leste e oeste. Vi e fiz parte de todas as coisas. Observei cada uma de suas crianças humanas. E por ter visto vim até o Senhor para tentar entender. Por que? Por que cada uma das pessoas sobre a terra tem apenas uma asa? Nós anjos temos duas, podemos ir até o amor que o Senhor representa sempre que desejarmos.
Podemos voar para a liberdade sempre que quisermos. Mas os humanos com sua única asa não podem voar. Não podem voar com apenas uma asa."
Deus na brandura dos gestos, respondeu pacientemente ao seu anjo.
-- "Sim, eu sei disso. Sei que fiz os humanos com apenas uma asa."
Intrigado, com a consciência absoluta de seu Senhor o anjo queria entender e perguntou.
-- "Mas por que o Senhor deu aos homens apenas uma asa quando são necessárias duas asas para poder voar e ser livre?"
Conhecedor que era de todas as respostas, Deus não teve pressa para falar. Comeu outra jabuticaba, obscura e suave e então respondeu.
-- "Eles podem voar sim, meu anjo. Dei aos humanos apenas uma asa para que eles pudessem voar mais e melhor que Eu ou vocês, meus arcanjos. Para voar, meu anjo, você precisa de suas duas asas. Embora livre, sempre estará sozinho.Talvez da mesma maneira que Eu. Mas os humanos, os humanos com sua única asa precisarão sempre dar as mãos para alguém a fim de terem suas duas asas. Cada um deles tem na verdade um par de asas, uma outra asa em algum lugar do mundo que completa o par. Assim eles aprenderão a respeitarem-se pois ao quebrar a única asa de outra pessoa podem estar acabando com as suas próprias chances de voar. Assim meu anjo, eles aprenderão a amar verdadeiramente outra pessoa, aprenderão que somente permitindo-se amar eles poderão voar. Tocando a mão de outra pessoa em um abraço correto e afetuoso eles poderão encontrar a asa que lhes falta e poderão finalmente voar. Somente através do amor irão chegar até onde estou, assim como você meu anjo. E eles nunca, nunca estarão sozinhos quando forem voar."
Deus silenciou em seu sorriso.
O anjo compreendeu o que não precisava ser dito.
E assim sendo, no fim desse conto, espero que um dia você encontre a sua outra asa. Para finalmente poder voar.

(A.D.)
Comentário:
Esse texto me fez refletir e diz muito como eu penso em relação aos sentimentos e pessoas. Na busca pela nossa outra asa, devemos tomar cuidado e não sair quebrando asas pelo caminho. As pessoas e seus sentimentos devem ser respeitados e a verdade deve ser sempre dita. A sinceridade dói por que nem sempre é o que queremos ouvir, mas com o tempo você aceita. A mágoa de ser enganado com mentiras e falsas esperanças machuca muito mais e você nunca esquece.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Amor Por Você

Amor por você

Quando eu te digo que
São as pequenas coisas
Que me fazem amar você
Um gesto, uma palavra
Um olhar, um sorriso
Uma pequena e perfumada flor
Roubada do jardim
Sinto demais a sua falta
Os dias passam tão devagar
Existe um grande vazio ao meu redor
Somente sua presença pode preencher
Penso o tempo todo em você
Não tenho nenhuma dúvida
De todo amor que sinto
Você tocou meu coração
Agora ele é seu
E transborda de tanto amor
A esperança me alimenta
Enquanto a noite vai chegando
Assim meus sonhos vão te alcançar
Você está tão longe nesse momento
O meu amor vai te buscar
Como um pássaro que volta ao ninho
Estar em seus braços
Não te deixar ir embora
E muitas vezes poder te dizer
Que eu amo você

autora: Silvia Costa

15/04/07

Um Dia Você Aprende Que...


“Um dia você aprende que...”

“Depois de um tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança.
E começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não coma tristeza de uma criança.
E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo.
E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.
E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança. apenas segundos para destruí-la e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida.
E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Aprende que não tens que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam; percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos.
Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que a veremos.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que se pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser e que o tempo é curto.
Aprende que não importa onde chegou, mas onde está indo e se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.
Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser
fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja a situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática.
Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários você celebrou.
Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.
Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode suportar, que realmente é forte e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais.
E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"

“Nossas dádivas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar.”

William Shakespeare

sábado, 14 de abril de 2007

Rotina Fatal


Rotina fatal

A vida moderna está nos transformando em robôs, que fazem tudo programado, exatamente sempre igual, todos os dias?
Essa semana se repetiu uma tragédia que nos leva a pensar o quanto a nossa vida está condicionada à uma rotina.
Há um ano atrás, um bebê morreu por que ficou esquecido dentro do carro estacionado e isso aconteceu por que o pai saiu de sua rotina diária e a fatalidade da morte do filho foi a consequência do seu ato falho.
O fato se repetiu novamente essa semana. Um outro pai que saiu de sua rotina diária, esqueceu seu filho dentro do carro estacionado e teve a mesma trágica consequência.
No caso do ano passado, o pai levava o filho para a creche, depois a esposa ao metrô e dali seguia para seu trabalho. No dia da fatalidade, essa rotina foi alterada. Como estavam atrasados, o pai levou a esposa primeiro ao metrô, de lá levaria o bebê para a creche e seguiria para o trabalho. Mas ele seguiu a rotina, esqueceu que o bebê ainda estava dentro do carro e seguiu para seu trabalho, estacionando e fechando o carro. Horas mais tarde, alguém percebeu que o bebê estava dentro do carro, mas já era tarde demais.
No caso dessa semana, a rotina era sair de casa as 7 horas, deixar a esposa no trabalho, levar o filho para a creche e de lá seguir para o seu trabalho. Mas ontem a rotina foi quebrada por que o pai entrou em férias e ele depois de deixar a esposa no trabalho, esqueceu de levar o bebê para a casa de parentes e voltou para casa. Estacionou o carro, o trancou e subiu para seu apartamento e foi dormir, completamente esquecido que o seu bebê ainda estava na carro.
Quando acordou, horas mais tarde, lembrou aterrorizado que o seu bebê estava dentro do carro, saindo correndo para ir buscá-lo, mas infelizmente era tarde demais e a criança morreu ao chegar no pronto-socorro.
Como consolar esses pais e mães diante dessas tragédias que se abateram sobre suas vidas?
Não há como punir ou castigá-los, por que a perda de seus filhos devido ao seu ato falho já é castigo e punição para sempre e nada nesse mundo vai aliviar essa dor. Eram pais amorosos e responsáveis até a fatalidade atingir em cheio as suas vidas.
Esses fatos tristes e trágicos devem nos alertar para evitemos que a nossa vida seja uma rotina, com todos os passos devidamente programados. Se um dia, as coisas saem do horário por um eventual atraso ou por que alguma coisa mudou devido a um fato novo, que seja lembrado que nem sempre a pressa ajuda e que um minuto pode ser muito precioso e a vida pode mudar totalmente por causa dele. Relaxe, reveja tudo e faça as coisas com calma e principalmente atenção.
Fica aqui a minha solidariedade à esses pais, que passam por momentos terríveis e merecem de nós apoio, respeito e consideração.

Não somos robôs e sim seres humanos sujeitos a acertos, erros e falhas.

Pense nisso!!

Silvia Costa

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Poesia Para Você


Poesia Para Você

Fico tão triste se estou sem você
O dia se torna interminável
A noite chega tão escura
Estou aqui sozinha a te esperar
Será que você sabe
O quanto sinto a sua falta
E como desejo estar ao seu lado?
Não posso esconder que te amo
Se olhar em meus olhos verá
Você está dentro do meu coração
Chamo seu nome baixinho
E imagino que está aqui
Quero dizer o quanto amo você
E talvez só possa dizer assim
Se estou sem você
As estrelas não brilham
Não há mais o luar
O sol se torna frio
Fica impossível respirar
Em mim só vem a certeza
De quanto quero te amar

autora: Silvia Costa
26/03/07



segunda-feira, 9 de abril de 2007

Amor, namoro e compromisso


Amor, namoro e compromisso

"Eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também."

Hoje em dia é comum sair para as baladas com amigos, beber muito e sob efeito do álcool, beijar na boca, abraçar e mais tarde, quem sabe até o sexo sem compromisso. E no outro dia, quando passa o efeito das bebidas e não é preciso agir como quando se está em grupo, essas mesmas pessoas que cantavam euforicamente o refrão acima, passam a se queixar da solidão, da falta de interesse, do descaso e da rejeição com um amigo que se dispõe a ouvir ou se tiver condições financeiras, no consultório de um terapeuta ou psicólogo.
Se estar nas baladas, rodeado de amigos, beber muito, beijar na boca e o sexo sem compromisso parece tão maravilhoso, então por que se queixam?
Como tudo nessa vida, nossas escolhas tem consequências e podem ser boas ou ruins. Se você escolhe viver desse jeito, sem nenhum compromisso, precisa estar preparado para que as pessoas também pensem o mesmo em relação a você. Não ser de ninguém significa namoro, beijo na boca e sexo sem compromisso, mas isso traz as consequências como não receber um telefonema, a incerteza de que está namorando mesmo saindo muitas vezes juntos e principalmente não se importar de ver a pessoa beijando e abraçando outra na sua frente. Afinal, você não é de ninguém e ninguém é seu. É preciso aceitar as consequências da sua escolha. Sua ação tem sempre uma reação e nem sempre é a que você espera ou deseja.
Estabeleceram que namoro e compromisso significam cobranças. E para essas pessoas um relacionamente sério só tem lados negativos. Talvez precisem saber que namorar é algo que vai muito além de só cobranças.
Namorar é cuidar e ser cuidado, telefonar só para dar bom dia ou boa noite, andar de mãos dadas, fazer amor (bem diferente do que transar), um colo para nos aninhar quando nos sentimos tristes, uma mão que seca suas lágrimas e a voz que diz que tudo vai passar e melhorar, fazer e receber carinhos, rir muito e felizes por que estão juntos.
O grande número de separações e divórcios nos levam a pensar que um relacionamento é igual a desilusão e frustrações no futuro. Hoje em dia vivemos com mais liberdade e informações e não somos mais obrigados a viver com alguém até que a morte os separe, como era na época de nossos avós e pais. Temos liberdade para fazer nossas escolhas, mas precisamos ser responsáveis por elas.
Então podemos escolher entre aprender amar se relacionando, trocando experiências, afetos, sensações, sentimentos. Ser verdadeiro, ter coragem de viver esse relacionamento, arriscar e correr atrás da felicidade, doar e receber, deixar a alma pronta e aberta para as surpresas que a vida oferece. Compartilhar os momentos felizes e também os ruins, aprendendo com eles.
A escolha também pode ser beijar na boca, ser de de todo mundo e não ser de ninguém sabendo que isso significa não ter ninguém. Se fechar para as trocas e deixar de crescer como pessoa por causa disso. Estar preparado para a solidão e a aridez emocional que haverá na sua vida.
A escolha é sempre sua. Pense nisso!

Silvia Costa

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Páscoa


História da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nas últimas cinco décadas a humanidade se transformou. O capitalismo tomou conta do mundo e transformou tudo (ou quase tudo) em fonte de capital, de lucro, de consumo. Assim as festas - grande parte de caráter religioso - se tornaram ocasião de um consumo maior. Entre elas temos o Natal e a Páscoa.
Com a profanização, esses eventos perderam seus sentidos originais, humanos, familiares e religiosos. E hoje a riqueza simbólica das celebrações muitas vezes não passa de coisas engraçadas, incomuns e sem sentido. É preciso tentar resgatar um pouco o sentido das coisas, das festas e celebrações e, simultaneamente, refletir sobre o sentido da vida humana.

Páscoa Cristã

A páscoa cristã comemora a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação. Como não se sabe exatamente o dia da ressurreição, comemoramos a páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia 21 de março ou depois dele, chamada data do equinócio. São diversas as formas de celebrar a páscoa. Cada região simboliza a páscoa de uma forma. Seus símbolos são:
O cordeiro que simboliza Jesus sendo morto por seu rebanho;
A cruz que simboliza o sofrimento de Jesus;
O pão e o vinho que simbolizam a vida eterna;
O ovo simboliza o novo nascimento;
O coelho simboliza a nova geração de fiéis;
O círio simboliza a luz do mundo que é Deus;
O girassol que simboliza a busca do homem pela luz;
A colomba pascal que simboliza a vinda do Espírito Santo;
O sino que simboliza a alegria e a celebração pela ressurreição de Jesus.

Páscoa Judaica

A páscoa para os judeus é a passagem dos hebreus pelo Egito. Simboliza a saída do Egito liderada por Moisés até a terra prometida. Os judeus relembram que os hebreus foram escravizados por faraó e o mesmo não aceitou libertá-los. Deus então mandou Moisés falar com faraó, mas este não deu ouvidos ao que Moisés dizia. Deus mandou então as dez pragas para fazer com que faraó libertasse seu povo e foi isso que aconteceu. Faraó ao libertar, voltou atrás e juntamente com seu exército foi em busca do povo hebreu para levá-los de volta ao Egito. Deus ,então, mandou que Moisés estendesse seu cajado para a água e então o Mar Vermelho se abriu e o povo atravessou em terra firme. Após a travessia, o Mar se fechou e o faraó com seu exército foram cobertos pela água do mar. Em Êxodo 12:14 diz: ” Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua” e dessa forma, os judeus relembram esse dia comemorando a páscoa.