quinta-feira, 5 de abril de 2007

Páscoa


História da Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nas últimas cinco décadas a humanidade se transformou. O capitalismo tomou conta do mundo e transformou tudo (ou quase tudo) em fonte de capital, de lucro, de consumo. Assim as festas - grande parte de caráter religioso - se tornaram ocasião de um consumo maior. Entre elas temos o Natal e a Páscoa.
Com a profanização, esses eventos perderam seus sentidos originais, humanos, familiares e religiosos. E hoje a riqueza simbólica das celebrações muitas vezes não passa de coisas engraçadas, incomuns e sem sentido. É preciso tentar resgatar um pouco o sentido das coisas, das festas e celebrações e, simultaneamente, refletir sobre o sentido da vida humana.

Páscoa Cristã

A páscoa cristã comemora a morte e a ressurreição de Jesus, ressurreição que aconteceu três dias depois da sua crucificação. Como não se sabe exatamente o dia da ressurreição, comemoramos a páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia 21 de março ou depois dele, chamada data do equinócio. São diversas as formas de celebrar a páscoa. Cada região simboliza a páscoa de uma forma. Seus símbolos são:
O cordeiro que simboliza Jesus sendo morto por seu rebanho;
A cruz que simboliza o sofrimento de Jesus;
O pão e o vinho que simbolizam a vida eterna;
O ovo simboliza o novo nascimento;
O coelho simboliza a nova geração de fiéis;
O círio simboliza a luz do mundo que é Deus;
O girassol que simboliza a busca do homem pela luz;
A colomba pascal que simboliza a vinda do Espírito Santo;
O sino que simboliza a alegria e a celebração pela ressurreição de Jesus.

Páscoa Judaica

A páscoa para os judeus é a passagem dos hebreus pelo Egito. Simboliza a saída do Egito liderada por Moisés até a terra prometida. Os judeus relembram que os hebreus foram escravizados por faraó e o mesmo não aceitou libertá-los. Deus então mandou Moisés falar com faraó, mas este não deu ouvidos ao que Moisés dizia. Deus mandou então as dez pragas para fazer com que faraó libertasse seu povo e foi isso que aconteceu. Faraó ao libertar, voltou atrás e juntamente com seu exército foi em busca do povo hebreu para levá-los de volta ao Egito. Deus ,então, mandou que Moisés estendesse seu cajado para a água e então o Mar Vermelho se abriu e o povo atravessou em terra firme. Após a travessia, o Mar se fechou e o faraó com seu exército foram cobertos pela água do mar. Em Êxodo 12:14 diz: ” Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua” e dessa forma, os judeus relembram esse dia comemorando a páscoa.

Nenhum comentário: